COLEÇÃO QUATRO CANTOS – HISTÓRIA
Professor(a), o LIVRO DE PRÁTICAS E ACOMPANHAMENTO DA APRENDIZAGEM é um material que foi cuidadosamente
construído para facilitar, apoiar e qualificar o seu trabalho pedagógico. Nele os estudantes encontrarão diversas
atividades criativas e desafiadoras para facilitar a compreensão, ampliar e aprofundar os conhecimentos e domínio de
todos os conteúdos das unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades determinados na BNCC.
Seguem as respostas às perguntas mais comuns de professoras e professores sobre o
LIVRO DE PRÁTICAS E ACOMPANHAMENTO DA APRENDIZAGEM
POSSO ADOTAR O LIVRO DE PRÁTICAS E ACOMPANHAMENTO DA APRENDIZAGEM SE O
LIVRO DIDÁTICO UTILIZADO EM MINHA ESCOLA É DE OUTROS AUTORES OU EDITORA?
SIM. O LIVRO DE PRÁTICAS E ACOMPANHAMENTO DA APRENDIZAGEM foi cuidadosamente elaborado para
auxiliar o(a) professor/professora e estudantes durante o processo ensino/aprendizagem independente
da coleção didática, materiais e recursos utilizados em cada escola.
É POSSÍVEL QUE O ALUNO CONSIGA UTILIZAR O LIVRO DE PRÁTICAS E ACOMPANHAMENTO DA APRENDIZAGEM EM CASA SEM O ACOMPANHAMENTO MAIS DIRETO E IMEDIATO DO PROFESSOR?
SIM. Com uma linguagem clara, direta e objetiva o LIVRO DE PRÁTICAS E ACOMPANHAMENTO DA
APRENDIZAGEM foi cuidadosamente elaborado para estimular a autonomia dos(as) estudantes. Pode ser
utilizado em sala de aula e ou fora do ambiente escolar em situações nas quais o(a) estudante não
possa contar com uma orientação mais direta do(a) professor(a).
O LIVRO DE PRÁTICAS E ACOMPANHAMENTO DA APRENDIZAGEM ATENDE AOS ESTUDANTES
QUE NÃO POSSUEM MUITOS RECURSOS COMO LIVROS, REVISTAS E ACESSO À INTERNET
EM CASA OU NA PRÓPRIA ESCOLA?
SIM. O LIVRO foi cuidadosamente construído para oferecer alternativas para estudantes que tenham
acesso pleno, parcial ou mesmo nenhum acesso a recursos digitais, jornais, revistas e a própria internet.
Cada atividade apresenta textos, imagens e orientações que oferecem informações, dados e os subsídios
necessários para resolução crítica das questões propostas. Ao mesmo tempo, sugere situações de busca
em outras fontes de pesquisa para estudantes que possuam maior acesso a outros recursos.
O LIVRO DE PRÁTICAS E ACOMPANHAMENTO DA APRENDIZAGEM PROPÕE UMA ABORDAGEM
INTERDISCIPLINAR OU ESPECÍFICA DO ENSINO DE HISTÓRIA?
O LIVRO DE PRÁTICAS E ACOMPANHAMENTO DA APRENDIZAGEM utilizando o que há de mais atual
no campo da educação, apresenta uma abordagem crítica que dialoga com os diferentes componentes
curriculares e, ao mesmo tempo, preserva as especificidades do conteúdo de História.
Autores
Amélia Porto
Bacharel licenciada em Pedagogia e Estudos Sociais e especialista em Ensino de Ciências pela UFMG. Atuou como alfabetizadora na Escola Fundamental do Centro Pedagógico da UFMG e como professora no Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira, da Fundação Helena Antipoff. É autora de livros didáticos e de Metodologia de Ensino.
Gisella Amorim
Licenciada, doutora e pós-doutora júnior em História pela UFMG (ex-bolsista CNPq e Fapemig), tendo sido bolsista de doutorado sanduíche do CNPq na Universidade de Coimbra. Foi professora temporária no Departamento de História da UFOP e tem se dedicado à História Contemporânea (Geral e do Brasil) e às políticas editoriais e de memória. Possui experiência didática no Ensino Fundamental e Superior e na elaboração de materiais didáticos de História.
Marco Silva
Bacharel e licenciado em História, mestre e doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor universitário e historiador da Diretoria de Patrimônio Cultural e Arquivo Público de Belo Horizonte. Foi Diretor-Geral e coordenador Pedagógico e de História em estabelecimentos de Ensino Fundamental e Médio. Autor de livros didáticos e de Metodologia de Ensino. Possui diversos artigos publicados em revistas científicas e jornais de grande circulação.